Como os 4 elementos da natureza influenciam na formação do seu Signo

Os quatro elementos da natureza: fogo, terra, água e ar estão presentes em muitas culturas por todo o mundo nas suas tradições filosóficas, religiosas ou mitológicas.

A forma como a Cosmologia e a Astrologia se referem aos 4 elementos não é da forma que o conhecemos, o fogo que queima, a terra que nutre, a água que mata a sede ou o ar que respiramos.

Precisamos entender que esta abordagem, tem um significado simbólico, como uma metáfora.
Os elementos são componentes da construção do universo e atuam em total sintonia. São estados de energia que proporcionam a geração da vida na terra e integram toda a energia do universo, tanto física como mental.
Os elementos estão presentes em cada fase da nossa concepção, desde a fecundação até o nascimento, formando nossa matriz energética e consequentemente influenciando nossa forma de pensar, sentir e agir.

Cada Signo tem um elemento predominante que está sempre presente no nascimento. Nas demais fases da nossa gestação; fecundação, 3º e 6º meses de gestação, outros elementos podem estar presentes.

Através do nosso Signo, todos temos a possibilidade de ter os quatro elementos na nossa formação. Porém na prática isso não funciona para todas as pessoas.
Nossa experiência, com o Mapa Astral Cosmológico, mostra que algumas pessoas não têm os quatro elementos na sua formação e quando isso ocorre um dos elementos aparece duas vezes.

No Mapa Astral Cosmológico com as 12 Energias do seu Signo, que você recebeu, constam os 4 elementos, porém num Mapa Astral Cosmológico Personalizado e Completo, pode ocorrer, por exemplo, da pessoa ter dois terras, um ar e um fogo ou dois águas, um ar e uma terra.

Agora, descubra como funciona a relação do seu Signo com a função de cada elemento.

Elemento Ar – Signos: Aquário, Gêmeos e Libra
Representa o plano mental, intelectual e social. É o mundo das ideias e dos pensamentos. A vida das pessoas dos Signos de ar é ligada a arte, palavras e pensamento. Se dão bem com todos os tipos de pessoas, pois não se envolvem instantaneamente com as preocupações ou com as emoções alheias. Frequentemente precisam de emoções profundas e apreciam a competência intelectual.
Pessoas com dois elementos de ar tem uma mente muito ativa, que precisa ser canalizada, guiada e controlada, pois o mundo das ideias e pensamentos são constantes. Do contrário, podem não conseguir colocar em prática o que idealizam. Agem sem refletir e chegam a extremos com tendência para levá-los para fora da realidade, ignorando o corpo físico e vivendo apenas um mundo mental. Ficam também suscetíveis a esgotamento nervoso comparativamente a outras pessoas que tem o ar equilibrado.
Pessoas que não tem o elemento ar são levadas a ficarem preocupadas com suas ações e com as condições materiais. Tem dificuldade de se perceber e de aprofundar-se no seu Eu. As relações afetivas são mais difíceis e tem dificuldade de se adaptar a novas ideias e pessoas. Desconfiam naturalmente das pessoas que tem duplo ar, por serem mais intelectuais, o que causa irritabilidade devido a deficiência no raciocínio e falta de clareza e expressão.

Elemento Água – Signos: Câncer, Escorpião e Peixes
Está ligado a emoção, sentimento, intuição, imaginação, profundidade e sensibilidade. Reino das emoções profundas e das reações, indo desde as paixões compulsivas e temores irresistíveis a uma aceitação e um amor que abrange toda a criação. Aparentam calma exterior, no entanto por dentro estão sempre enfrentando revoluções emocionais.
Pessoas com dois elementos de água são muito impressionáveis e influenciáveis. São vulneráveis frente a dificuldades emocionais e desenvolvem tensão no confronto com o mundo exterior, se interiorizando e fechando-se. São dedicadas e tendenciosas ao auto sacrifício, pois necessitam que outras pessoas preencham seu vazio interior.
Pessoas que não tem o elemento água são suscetíveis a problemas emocionais, físicos e psicológicos. A falta deste elemento provoca dificuldades para perceber e penetrar no sentimento das outras pessoas com empatia e compaixão e se conectar com seus próprios sentimentos. Mesmo assim podem ter sensibilidade, porém não sabem lidar com ela. Não confiam em si mesmas e no pensamento intuitivo.

Elemento Fogo – Áries, Leão e Sagitário
É a iniciativa, ação, força, alegria e ímpeto. Através da sua luz temos o colorido do mundo.
As pessoas dos Signos de Fogo são alegres, expansivas, tem muita energia, grande fé em si mesmas, força sem fim e uma honestidade direta. Precisam e prezam pela liberdade e tendem a serem impacientes no trato com as pessoas mais sensíveis e gentis.
Pessoas que tem dois elementos de fogo concentram muita força e atividade provocando euforia e muito entusiasmo. Provoca também inquietação em demasia ou abre tendência para vícios. Também aumenta a dificuldade em lidar com pessoas, especialmente as mais sentimentais. Há uma exaltação do ego, vaidade e senso de grandeza. Se conseguirem canalizar bem toda esta energia, podem obter grande sucesso em projetos e empreendimentos.
Pessoas que não tem fogo apresentam falta de ânimo e uma tendência para a baixa autoestima, resultando na falta de confiança em si mesmas e na própria vida. Geralmente os desafios e problemas graves acabam levando algum tempo até serem superados.

Elemento Terra – Signos: Capricórnio, Touro e Virgem
Está ligado aos bens materiais, dinheiro, trabalho e praticidade. Faz com que as pessoas tenham os pés no chão. É o contato com os sentimentos físicos e com a realidade do aqui e agora do mundo espiritual. Confiam mais nos seus sentimentos e no raciocínio prático do que em inspirações, teorias ou intuições.
Pessoas que tem dois elementos de terra são materialistas, confiam muito nas coisas conforme elas aparentam. Tudo é o que é. Se preocupam mais com o resultado ou com o que dá resultado. Tendem a ser trabalhadores obstinados e obsessivos. São exigentes e autoritários.
Pessoas que não tem terra apresentam dificuldades em lidar com assuntos do plano material. Geralmente tem descaso com o corpo e com tudo que diz respeito a ele. Podem se sentir deslocadas deste mundo, sem chão para firmar suas ideias e seus propósitos, devido a falta de contato com a realidade física. Existe uma dificuldade em compreender as questões práticas da vida em relação a seus próprios sentimentos e planos.

Veja este blog também em vídeo.

Continue ampliando seu conhecimento sobre a Cosmologia Energética acompanhando nossos blogs, vídeos e nos seguindo nas redes sociais.
Leia nossos blogs anteriores que trazem novas revelações sobre o poder do Mapa Astral Cosmológico com as 12 Energias do seu Signo e novos significados para o seu Signo.
No próximo blog falaremos sobre o papel dos 12 chacras no seu corpo, segundo a Cosmologia Energética. Não deixe de ler.

https://mapaastralcosmologico.com/blog
facebook
instagram
linkedin

Sérgio Guida

Colaborador

Mapa Astral Cosmológico.
O Mapa da sua Vida!